Mudanças entre as edições de "Ajuda:SisLAu"

De SisLAu
Ir para: navegação, pesquisa
(O que acontecerá com o SisLAu original?)
 
(20 revisões intermediárias por 3 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
por [http://sislau.fm.usp.br/index.php/Usu%C3%A1rio:2094503 Paulo Sérgio Panse Silveira]
+
<div style="text-align:right;">Por [[Usuário:2094503|Paulo Sérgio Panse Silveira]]</div>
 +
== O SisLAu original e o SisLAu-wiki: o que aconteceu? ==
  
Quem usou o SisLAu ano passado vai estranhar esta nova aparência. Este é o que chamaremos de SisLAu-wiki. Para o outro, o SisLAu original, por distinção, continuarei a chamar de '''SisLAu'''
+
Quem usou o SisLAu ano passado vai estranhar esta nova aparência. Este é o que chamaremos de '''SisLAu-wiki'''. Para este texto denominarei o SisLAu original (que foi desenvolvido entre meados de 2011 e o final de 2012) como '''SisLAu/2012'''.
  
O SisLAu que desenvolvemos por um ano e meio, entre julho de 2011 e dezembro de 2012, continua disponível no endereço [http://www.sislau.fm.usp.br http://www.sislau.fm.usp.br] para quem quiser usar. No entanto, alterações na gestão dos recursos disponíveis para este fim através da FMUSP não nos permitem, neste momento, continuar o desenvolvimento do sistema e não temos profissionais habilitados para sua manutenção. Em outras palavras, o SisLAu funciona, continua com a idéia de código aberto, mas somente evoluirá quando (1) tivermos recursos de projeto e (2) aparecerem interessados em seu desenvolvimento. Não há garantias, no momento, de que o sistema não apresente problemas, e não temos um help-desk disponível para ele. Sugiro que aventurem-se nele apenas aqueles que queiram participar de seu desenvolvimento futuro, entrando em contato conosco para planejarmos como isto vai acontecer. Caso aceite os riscos e prefira utilizá-lo, seja bem-vindo.
+
É no SisLAu-wiki que recomendamos, aos docentes e alunos, que o material educacional seja armazenado este ano. Nós cuidaremos de migrar todo o material previamente depositado do SisLAu/2012 para esta nova plataforma, mas é claro que, mantendo o bom espírito ''wiki'', voluntários dispostos a ajudar nesta tarefa serão bem-vindos.
  
É importante esclarecer que o SisLAu não era para ser um wiki, no sentido enciclopédico que segue a Wikipedia (o mais famoso dos wikis no mundo), mas é inegável que também tem este componente. No entanto, a maioria de nossos usuários (alunos, colaboradores, e professores), nunca tentaram usar os recursos colaborativos do SisLAu. Limitaram-se, ao longo do ano, a colocar material, geralmente na forma de PDF, DOC ou PPT, ligado às respectivas aulas e resumos de cada disciplina. O SisLAu, neste sentido, cumpre a missão de guardar material didático, mas está muito subutilizado se ficar limitado a este papel.
+
==Contribuição e uso do SisLAu original==
 +
Entre docentes e alunos dos quatro cursos da FMUSP (medicina, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional) contamos 2.164 usuários potenciais, dos quais 961 (44,4% do total) ativaram suas contas no SisLAu/2012. Do total de 353 disciplinas cadastradas no sistema Júpiter-Web registramos a colocação de material em 71 disciplinas (20% do total) que tiveram movimento mais relevante.  
  
Avalio, portanto, que estamos em um passo histórico anterior. Ainda não desenvolvemos o hábito de trabalhar cooperativamente para a construção de material didático. Ainda esperamos que alguém assuma o comando, organize os textos, revise-os e disponibilize-os para que nós outros, passivamente, consultemos. Não costumamos ler com crítica, não nos damos ao trabalho de acrescentar exemplo, e pouco nos passa pela cabeça corrigir o que parece errado, pouco claro, impreciso ou inexato. A cultura de interferir ativamente no material que estamos consultando, desta forma contribuindo com ele, ainda precisa formar-se. Para este fim, o SisLAu-wiki dá conta do recado. O único obstáculo é que o editor de texto é um pouco mais trabalhoso do que o disponível no SisLAu e exige algum aprendizado a mais. Em compensação, como um wiki, o MediaWiki que o impulsiona é um produto maduro e largamente testado, oferecendo recursos que são convenientes para quem quiser aproveitá-los.
+
Até dezembro de 2012 estas disciplinas haviam acumulado 637 aulas, 133 resumos de alunos, e 44 arquivos diversos, incluindo e-books, capítulos de livro, e artigos cienticos para consultas. No total, o sistema acumulou 57.974 conexões de seus usuários, através das quais 447.261 páginas foram visitadas.
  
Sejam bem-vindos. Cooperem com a comunidade!
+
==O que acontecerá com o SisLAu original?==
 +
O SisLAu/2012 continua disponível no endereço [http://dev-sislau.fm.usp.br http://dev-sislau.fm.usp.br]. No entanto, alterações na gestão dos recursos disponíveis para este fim através da FMUSP não nos permitem, neste momento, continuar o desenvolvimento do sistema e não foi possível habilitar profissionais na FMUSP para sua manutenção. Em outras palavras, o SisLAu/2012 funciona, continua com a idéia de código aberto, mas somente evoluirá quando (1) levantarmos os recursos financeiros necessários para o projeto e (2) aparecerem interessados em seu desenvolvimento. Como não há garantias, no momento, de que o sistema não apresente problemas, e como não temos profissionais especializados para um ''help-desk'', não aconselhamos que material didático, do qual as disciplinas em andamento dependam, sejam baseados nesta plataforma.
 +
 
 +
Sugiro que aventurem-se nele apenas aqueles que queiram experimentar o sistema, ou participar de seu desenvolvimento futuro. Neste caso, convém que entrem em [[contato]] conosco. As idéias estão em aberto, e teremos que planejar como será sua evolução.
 +
 
 +
==Em que os dois SisLAu diferem?==
 +
É importante esclarecer que o SisLAu/2012 não era para ser um ''wiki'', no sentido enciclopédico que segue a Wikipedia (o mais famoso dos ''wikis'' no mundo), mas é inegável que também tem este componente. O que mais pretendemos que o SisLAu venha a fazer foge ao escopo deste texto. Aqui apenas vale a pena esclarecer que sua intenção era ser o produtor de material colaborativo mais simples possível, que não exigisse conhecimento algum de sintaxe, e que permitiria a convivência acadêmica até mesmo de situações antagônicas sobre um mesmo tema. Esta visão ainda não foi completamente implementada, razão pela qual queremos prosseguir nos moldes de um experimento acadêmico.
 +
 
 +
Na prática, porém, mal chegamos a usar seu ''wiki''. A maioria de nossos usuários (alunos, colaboradores, e professores) nunca desenvolveu material usando os recursos colaborativos do SisLAu. Limitaram-se, ao longo do ano, a colocar material, geralmente na forma de PDF, DOC ou PPT, ligado às respectivas aulas e resumos de cada disciplina. O SisLAu, neste sentido, cumpriu bem sua a missão de guardar material didático, mas como sistema computacional de apoio, seus recursos foram muito subutilizados.
 +
 
 +
==O que faz a cultura ''wiki''?==
 +
Ainda não desenvolvemos o hábito de trabalhar cooperativamente para a construção de material didático. Ainda esperamos que alguém assuma o comando, organize os textos, revise-os e disponibilize-os para que nós outros, passivamente, consultemos. Não costumamos ler com crítica, não nos damos ao trabalho de acrescentar exemplo, e pouco nos passa pela cabeça corrigir o que parece errado, pouco claro, impreciso ou inexato. A cultura de interferir ativamente no material que estamos consultando, desta forma contribuindo com ele, ainda precisa formar-se. Aqueles que criarem material neste sistema devem ter em mente o desejo de que outros o modifiquem. Esta é a essência do wiki.
 +
 
 +
Para este fim, o SisLAu-wiki dá conta do recado. O único obstáculo é que o editor de texto é um pouco mais trabalhoso do que o disponível no SisLAu e exige algum aprendizado a mais. Tutoriais estão disponíveis na área de [[ajuda]] deste SisLAu. Em compensação, como um wiki, o MediaWiki que o impulsiona é um produto maduro e largamente testado, oferecendo recursos que são convenientes para quem quiser aproveitá-los.
 +
 
 +
==O que acontecerá no futuro?==
 +
Quando a concepção do SisLAu/2012 tornar-se realidade nada se perderá. Ele poderá entrar no conjunto das outras plataformas educacionais que a FMUSP disponibiliza e será integrado, de forma que o material desenvolvido no SisLAu-wiki potencialmente poderá lançar mão de mais possibilidades de trabalho.
 +
 
 +
Querendo ajudar ou saber mais, entre em [[contato]] conosco.
 +
 
 +
Sejam bem-vindos. Cooperem com a comunidade! Aproveitem este sistema.
 +
 
 +
<div style="text-align:right;">Voltar à [[Página principal]]</div>

Edição atual tal como às 11h18min de 1 de março de 2013

Por Paulo Sérgio Panse Silveira

O SisLAu original e o SisLAu-wiki: o que aconteceu?

Quem usou o SisLAu ano passado vai estranhar esta nova aparência. Este é o que chamaremos de SisLAu-wiki. Para este texto denominarei o SisLAu original (que foi desenvolvido entre meados de 2011 e o final de 2012) como SisLAu/2012.

É no SisLAu-wiki que recomendamos, aos docentes e alunos, que o material educacional seja armazenado este ano. Nós cuidaremos de migrar todo o material previamente depositado do SisLAu/2012 para esta nova plataforma, mas é claro que, mantendo o bom espírito wiki, voluntários dispostos a ajudar nesta tarefa serão bem-vindos.

Contribuição e uso do SisLAu original

Entre docentes e alunos dos quatro cursos da FMUSP (medicina, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional) contamos 2.164 usuários potenciais, dos quais 961 (44,4% do total) ativaram suas contas no SisLAu/2012. Do total de 353 disciplinas cadastradas no sistema Júpiter-Web registramos a colocação de material em 71 disciplinas (20% do total) que tiveram movimento mais relevante.

Até dezembro de 2012 estas disciplinas haviam acumulado 637 aulas, 133 resumos de alunos, e 44 arquivos diversos, incluindo e-books, capítulos de livro, e artigos cienticos para consultas. No total, o sistema acumulou 57.974 conexões de seus usuários, através das quais 447.261 páginas foram visitadas.

O que acontecerá com o SisLAu original?

O SisLAu/2012 continua disponível no endereço http://dev-sislau.fm.usp.br. No entanto, alterações na gestão dos recursos disponíveis para este fim através da FMUSP não nos permitem, neste momento, continuar o desenvolvimento do sistema e não foi possível habilitar profissionais na FMUSP para sua manutenção. Em outras palavras, o SisLAu/2012 funciona, continua com a idéia de código aberto, mas somente evoluirá quando (1) levantarmos os recursos financeiros necessários para o projeto e (2) aparecerem interessados em seu desenvolvimento. Como não há garantias, no momento, de que o sistema não apresente problemas, e como não temos profissionais especializados para um help-desk, não aconselhamos que material didático, do qual as disciplinas em andamento dependam, sejam baseados nesta plataforma.

Sugiro que aventurem-se nele apenas aqueles que queiram experimentar o sistema, ou participar de seu desenvolvimento futuro. Neste caso, convém que entrem em contato conosco. As idéias estão em aberto, e teremos que planejar como será sua evolução.

Em que os dois SisLAu diferem?

É importante esclarecer que o SisLAu/2012 não era para ser um wiki, no sentido enciclopédico que segue a Wikipedia (o mais famoso dos wikis no mundo), mas é inegável que também tem este componente. O que mais pretendemos que o SisLAu venha a fazer foge ao escopo deste texto. Aqui apenas vale a pena esclarecer que sua intenção era ser o produtor de material colaborativo mais simples possível, que não exigisse conhecimento algum de sintaxe, e que permitiria a convivência acadêmica até mesmo de situações antagônicas sobre um mesmo tema. Esta visão ainda não foi completamente implementada, razão pela qual queremos prosseguir nos moldes de um experimento acadêmico.

Na prática, porém, mal chegamos a usar seu wiki. A maioria de nossos usuários (alunos, colaboradores, e professores) nunca desenvolveu material usando os recursos colaborativos do SisLAu. Limitaram-se, ao longo do ano, a colocar material, geralmente na forma de PDF, DOC ou PPT, ligado às respectivas aulas e resumos de cada disciplina. O SisLAu, neste sentido, cumpriu bem sua a missão de guardar material didático, mas como sistema computacional de apoio, seus recursos foram muito subutilizados.

O que faz a cultura wiki?

Ainda não desenvolvemos o hábito de trabalhar cooperativamente para a construção de material didático. Ainda esperamos que alguém assuma o comando, organize os textos, revise-os e disponibilize-os para que nós outros, passivamente, consultemos. Não costumamos ler com crítica, não nos damos ao trabalho de acrescentar exemplo, e pouco nos passa pela cabeça corrigir o que parece errado, pouco claro, impreciso ou inexato. A cultura de interferir ativamente no material que estamos consultando, desta forma contribuindo com ele, ainda precisa formar-se. Aqueles que criarem material neste sistema devem ter em mente o desejo de que outros o modifiquem. Esta é a essência do wiki.

Para este fim, o SisLAu-wiki dá conta do recado. O único obstáculo é que o editor de texto é um pouco mais trabalhoso do que o disponível no SisLAu e exige algum aprendizado a mais. Tutoriais estão disponíveis na área de ajuda deste SisLAu. Em compensação, como um wiki, o MediaWiki que o impulsiona é um produto maduro e largamente testado, oferecendo recursos que são convenientes para quem quiser aproveitá-los.

O que acontecerá no futuro?

Quando a concepção do SisLAu/2012 tornar-se realidade nada se perderá. Ele poderá entrar no conjunto das outras plataformas educacionais que a FMUSP disponibiliza e será integrado, de forma que o material desenvolvido no SisLAu-wiki potencialmente poderá lançar mão de mais possibilidades de trabalho.

Querendo ajudar ou saber mais, entre em contato conosco.

Sejam bem-vindos. Cooperem com a comunidade! Aproveitem este sistema.

Voltar à Página principal