Ajuda:Editar

De SisLAu
Revisão de 12h59min de 27 de janeiro de 2013 por Celio (discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

A edição no SisLAu agora é feita atualmente com marcação wiki. Ainda neste ano de 2013 deverá ser disponibilizado um editor visual que simplificará ainda mais o processo de edição dos wikis baseados no Mediawiki.

Marcação wiki

Formatar um texto utilizando a marcação wiki é um pouco diferente de formatá-lo em um editor de texto como o Microsoft Word, por exemplo. Inicialmente não contaremos com um editor visual, chamado no jargão informático de WYSIWYG e, desse modo, as edições no SisLAu serão feitas através de marcações de texto. Isso, aliado ao botão "Mostrar previsão", será suficiente no momento. Note que também é possível utilizar a maioria das marcações HTML.

Negrito e itálico

As formatações mais utilizadas são o negrito, o itálico e a combinação de ambos:

  • ''SisLAu'' (dois apóstrofos) é visualizado como itálico, ou seja, SisLAu;
  • '''SisLAu''' (três apóstrofos) é visualizado em negrito, ou seja, SisLAu;
  • '''''SisLAu''''' (cinco apóstrofos) é visualizado em negrito e itálico, ou seja, SisLAu.

Seções nas páginas

Criar seções em uma página ajuda a organizar o conteúdo presente no SisLAu, especialmente no caso das páginas mais longas, mantendo-as com uma aparência coesa e mais limpa. Uma página bem estruturada é mais convidativa do que, por exemplo, um texto longo num único parágrafo. Os títulos podem ser criados assim:

  • == Objetivos == (2 sinais de igual)
  • === Primários === (3 sinais de igual)
  • ==== Secundários ==== (4 sinais de igual)
  • ===== Terciários ===== (5 sinais de igual)

Inserindo links externos

Se você deseja criar um link externo, ou seja, uma ligação para algum conteúdo fora do SisLAu, a marcação wiki é a seguinte: [http://www.youtube.com You Tube], que dá este resultado: You Tube. Perceba: a partir do primeiro espaço após o link, o wiki entende que virá o título da ligação, "You Tube", no caso. Depois, basta fechar a marcação com o colchete. Outra forma possível é [http://www.youtube.com] que resulta: [1], onde o número é incrementado automaticamente sempre que adicionado um novo link.